4ª Escola de Raios Cósmicos e Astrofísica

UFABC - Santo André - São Paulo - Brasil

25 de Agosto a 03 de Setembro - 2010

Apresentação

A 4ª Escola de Raios Cósmicos e Astrofísica é a 4ª edição de um evento que tem por finalidade promover a Física de Raios Cósmicos e a Astrofísica no âmbito da comunidade latino-americana. Esta Escola proporcionará uma visão global dos aspectos teóricos e experimentais da Física de Raios Cósmicos e da Astrofísica. É aberta a estudantes avançados de graduação ou de pós-graduação e a pesquisadores interessados em aprender o essencial destes campos. A lista de palestras inclui temas como: técnicas experimentais; composição primária e espectro de raios cósmicos; interações de altas energias; astronomia de raios-gama (GRBs); astrofísica de neutrinos; detectores de raios cósmicos; simulações; modulação solar; e o estado atual do desenvolvimento e dos resultados de vários experimentos, como o Pierre Auger, HiRes, Telescope Array, Kascade, HESS, Veritas, Magic, IceCube, JEM-Euso, Owl, Fermi-LAT, entre outros.

História

Primeira Escola: La Paz, Bolivia, 9 a 20 de Agosto, 2004

Segunda Escola: Puebla, México, 30 de Agosto a 8 de Setembro, 2006

Terceira Escola: Arequipa, Peru, 25 de Agosto a 5 de Setembro, 2008

Quarta Escola: Santo André, Brasil, 25 de Agosto a 4 de Setembro, 2010

Estrutura da Escola


A escola é idealizada para ter dois momentos:


  1. A 1ª semana com palestras introdutórias de nível mais básico, voltada aos estudantes de graduação e iniciantes na área;

  2. A 2ª semana com seminários especializados com o panorama atualizado da área. Físicos de diversas nacionalidades aceitaram o convite e estão na lista de palestrantes, tornando, desta forma, o evento de importância internacional.


Além das palestras, pôsteres serão aceitos para serem apresentados pelos participantes.


A Escola será organizada e realizada na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, Brasil, ente 25 de Agosto e 4 de Setembro, 2010.

Cosmic Rays

Cosmic Rays

Hybrid Detection of a Cosmic Ray Shower

Hybrid Detection of a Cosmic Ray Shower